A fase de recria é o período de maior retorno sobre o investimento na pecuária, especialmente porque o animal jovem apresenta a melhor eficiência alimentar do ciclo. Para “turbinar” o desempenho, o engenheiro agrônomo Marcius Gracco, da Intensifique Consultoria, explica que o segredo não está em uma espécie milagrosa, mas sim no manejo rigoroso do pasto.
O bezerro recém-desmamado é extremamente exigente em proteína e energia. Qualquer falha na oferta de forragem pode causar o “baque do desmame”, atrasando todo o cronograma de abate. Para o bezerro desmamado, o melhor pasto é aquele que oferece a maior proporção de folhas verdes em relação a talos e material seco.
Confira:
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A importância do manejo adequado
O especialista Marcius Gracco faz uma distinção importante entre as fases da vida do animal, pois o objetivo do pasto muda conforme a idade do bezerro. Em regiões de solo fértil, o produtor tem o clima a seu favor, mas a gestão deve ser profissional.
Colocar o bezerro no melhor pasto garante que ele continue crescendo sem interrupções. Como o animal jovem transforma alimento em carcaça com mais facilidade que um boi erado, cada quilo de pasto de qualidade consumido agora representa maior retorno financeiro no fechamento da safra.
Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.
O post Manejo de pasto adequado é essencial para recria de bezerros desmamados; saiba o motivo apareceu primeiro em Canal Rural.